Mugabe faz primeira aparição pública após ação militar no Zimbábue

Em meio a rumores sobre sua deposição, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, fez uma aparição pública nesta sexta-feira (17), na cerimônia de graduação de uma universidade. Relatos divulgados por agências de notícias, nas quais afirmam que Mugabe foi aplaudido ao discursar para os formandos.

Na última quarta, um dia após colocar soldados e tanques nas ruas da capital, Harare, e fechar prédios públicos, uma junta militar insurgente disse estar mantendo Mugabe e sua mulher, Grace, em confinamento na residência oficial, “sãos e salvos”. Em pronunciamento na TV, os militares negaram se tratar de um golpe de Estado. A ação, segundo o comunicado, seria contra assessores “corruptos” do presidente.

Na quinta, um jornal estatal já havia publicado fotos do presidente em reunião com interlocutores estrangeiros, ministros e militares, inclusive o general que estaria por trás da insurgência em Harare, Constantino Chiwenga. O encontro teria acontecido na State House, indicando o fim do confinamento do chefe de Estado.

Com informações do portal G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *