Estado tem 12 cidades em lista dos 100 maiores produtores do agronegócio

Levantamento divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aponta que 12 municípios de Mato Grosso do Sul estão na lista dos 100 maiores produtores do agronegócio brasileiro. O estudo, destacado pela assessoria do governo estadual, também indica que, entre esses municípios cresceram, em média, 9,81% entre 2014 e 2016. Maracaju –a 160 km da Capital– puxa a fila das cidades sul-mato-grossenses que integram o relatório, aparecendo na 15ª posição.
O Mapa compilou informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao PIB (Produto Interno Bruto) de mais de cinco mil municípios brasileiros. Os números mostram um forte crescimento nas regiões agrícolas do país: pelo menos 82% dos municípios classificados entre os maiores produtores do agronegócio registraram crescimento superior à taxa do país, de 4,4% nesses mesmos dois anos.

O levantamento mostra que esses 100 municípios respondem por 7,2% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e 27,5% do VBP (Valor Bruto da Produção).

De 2014 a 2016, Maracaju registrou crescimento de 12,81%, com destaque para as produções de cana-de-açúcar (de quase dois milhões de toneladas em 2017) e milho (1,2 milhão de toneladas).

 

Por Campo Grande News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *