Dados sugerem probabilidade relevante de queda no PIB no 1º tri, diz BC na ata

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) antecipou nesta terça-feira, 14, por meio da ata de seu último encontro, que os indicadores disponíveis sugerem “probabilidade relevante” de que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior.

“O arrefecimento da atividade observado no final de 2018 teve continuidade no início de 2019”, reconheceu o documento. “A economia segue operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego”, destacou o BC.

O BC lembrou que os indicadores do primeiro trimestre induziram “revisões substantivas” nas projeções de mercado para o crescimento do PIB em 2019. A expectativa de expansão da economia em 2019 recuou pela 11ª semana consecutiva e passou de 1,49% para 1,45%, conforme o Relatório de Mercado Focus da segunda-feira, 13. Há quatro semanas, a estimativa de crescimento era de 1,95%.

Da Redação, com informações do IstoÉ. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *