De Aegyo a Maknae: Dicionário do K-pop reúne principais expressões para entender o pop coreano

O BTS, que faz dois shows em São Paulo, é a maior banda de K-Pop e encabeça a Hallyu. Eles colecionam all-kills, armys e algumas sasaengs.

Você não deve ter entendido as frases anteriores, mas é com essas expressões que fãs do pop coreano se comunicam.

A linguagem k-popper tem:

  • Expressões em coreano ligadas a aspectos culturais do país, como o respeito aos mais velhos, e ao comportamento dos jovens, como a estética fofa dos ídolos do K-pop
  • Palavras em inglês comuns pra quem curte música pop

Dicionário para entender o K-Pop

Aegyo

Aegyo é o equivalente a fofo e é usada para falar tanto sobre carinhas fofas quanto sobre gestos: um coraçãozinho com o indicador e o polegar, imitar um gatinho ou apenas bater os dedinhos.

All-kill

Quando o grupo lança uma música e ele consegue o topo de todos os charts, o número 1 de todos os charts da coreia.

Army

Grupo de fãs do BTS. Em inglês, o termo significa exército. E a escolha do nome não é por acaso: BTS é a abreviação de “Bangtan sonyeondan”, que significa garotos à prova de bala. As fãs se consideram protetoras dos meninos.

Bias

Integrante preferido de um grupo.

BTS

Mais conhecido entre os grupos de pop coreano. Em maio de 2018, se tornou o primeiro artista de K-pop no topo do ranking de álbuns da Billboard com o disco “Love Yourself: Tear”. É também o primeiro, desde Beatles, a emplacar três álbuns no topo das paradas em menos de um ano.

Debut

Usada para falar da estreia de algum grupo, geralmente relacionado ao primeiro álbum, mas pode se referir a um single ou apresentação.

Fanchant

Gritos, trechos de músicas ou coros coordenados pelas fãs para cantarem nos shows. Existem fanchants específicos para determinadas músicas e até os para se cantar nos intervalos e trocas de roupa.

Fandom

A palavra em inglês surgiu da expressão “fan kingdom” (reino dos fãs) e é usada para classificar o conjunto de fãs de um artista ou grupo.

Gayo

Como o K-pop é chamado na Coreia do Sul.

Hallyu

Hallyu significa onda em coreano e se refere à exportação do K-pop para o mundo.

Hyung

Usada para irmão ou amigo mais velho, se refere ao membro mais velho de um grupo. A idade é muito valorizada na cultura coreana e, geralmente, o hyung é tratado com mais respeito e visto como o paizão dos outros integrantes.

K-pop

Pop coreano.

Kpopper

Fã de K-pop.

Maknae

É o integrante mais novo de um grupo. Os fãs costumam ter muito carinho pelo maknae, considerado o mais fofo do grupo.

MV

Abreviação de music video. É como os grupos de K-pop chamam seus clipes.

Sasaeng

Sasaeng são fãs obcecados e o termo vem da palavra sasaenghwal, que significa vida privada. As sasaengs desrespeitam a privacidade e perseguem os cantores. Entre outros casos, elas costumam pegar os mesmos voos que eles, se hospedar nos mesmos hotéis e até trabalhar em companhias aéreas ou telefônicas para conseguir acesso a seus dados.

Trainee

Antes de estrearem em grupos, os cantores de K-pop passam por um treinamento em empresas ou gravadoras.

Ultimate

Cantor preferido entre todos os grupos de K-pop.

Da Redação com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *