Prefeito de Cuiaba lança programa Papel Zero com assinatura eletrônica de quatro processos de aposentadoria

Menos de 10 segundos. Esse foi tempo que o prefeito Emanuel Pinheiro levou para assinar, eletronicamente, os processos de aposentadoria de quatro servidores do Município, na manhã desta sexta-feira (7). O ato concretiza a implantação do programa Papel Zero no Cuiabá-Prev e projeta uma economia de R$ 2,5 milhões com cerca de 34 milhões de impressões.

A estimativa, anunciada por Pinheiro, foi calculada com base nos gastos apresentados pelo trâmite ao longo dos dois primeiros anos de gestão, e o valor por folha impressa, de R$ 0,11. “Prevemos uma redução de 50% na emissão física dos documentos. Esta assinatura, portanto, simboliza avanço na construção de uma administração sustentável, ágil e econômica.”

A titular da Gestão, Ozenira Félix, lembra que a iniciativa já faz parte da rotina de servidores das áreas de recursos humanos das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de sua própria Pasta. “Essa é a primeira fase, depois estenderemos o serviço ao cidadão, que poderá emitir seus alvarás, licenças e notificações em ambiente virtual. Isso vai evitar filas, deslocamento e perda de tempo”, explicou.

Ozenira também falou sobre a urgência na mudança de hábitos de consumo e na relação com o planeta. “Infelizmente a maioria de nós não está atenta à importância de pequenas ações. Pensando nisso, ao começarmos uma transformação pelo local onde passamos mais tempo, o trabalho, levantamos também a bandeira da sustentabilidade”, diz.

De acordo com o secretário adjunto de previdência, Fernando Jorge Mendes, a implantação do projeto no Cuiabá-Prev passou pelas fases de virtualização dos processos de aposentadorias e pensões; a virtualização dos processos relativos aos direitos e solicitações dos servidores ativos; e o atendimento das demandas e dos cidadãos.

Todo o trâmite resultou na garantia do benefício aos servidores Rose Natalina da Silva, Márcia Barbosa, Alais Bulhões, Delmi Ferreira e Sebastiana Miramar Marciana Alves.  “Apresentamos aqui a primeira etapa, que está 100% concluída. A partir de agora, todos os atos de concessão de benefícios serão totalmente virtuais, desde a solicitação do servidor até a assinatura do prefeito”, conclui Fernando Mendes.

Também participaram do lançamento, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e os vereadores Toninho de Souza e Adevair Cabral.

Da Assessoria

Foto: Luiz Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *