Operadora de saúde aposta em médico virtual

De um lado, clientes com dificuldade – por falta de tempo ou pelo deslocamento – para se consultar com um médico. Do outro, balcão, clínicas, hospitais e operadoras de saúde perdem rios de dinheiro por ausências não comunicadas previamente por seus pacientes. Esse nó de ineficiência do sistema privado de saúde pode começar a ser desatado a partir de hoje, com o lançamento de novo canal de atendimento da Amil.

A maior operadora de planos de saúde do país, com mais de 4 milhões de clientes, vai oferecer – inicialmente, para 180 mil pessoas – alternativa de atendimento médico por videoconferência. A novidade estará disponível 24 horas, via aplicativo, sete dias por semana.

O plano-piloto será direcionado para os segurados da linha premium Amil One, mas a expectativa é expandir o serviço de acordo com a demanda e com os resultados dessa primeira fase de implementação, segundo o presidente do UnitedHealth Group Brasil, controlador da Amil, Claudio Lottenberg. “Muito além da lógica econômica e financeira, queremos colaborar para que o sistema de saúde no Brasil possa funcionar melhor”, afirma o executivo. “A transparência do mundo digital exige de nós inovação e criatividade.”

Ainda pouco difundido no Brasil, o atendimento médico virtual é um canal que já funciona em países como Israel e Estados Unidos. Tanto é que o novo serviço da Amil seguirá protocolos de atendimento internacionalmente reconhecidos e será operado pela equipe do renomado Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Não estamos lançando nenhum modismo ou algo que seja temporário. O sucesso do teleatendimento ajudará na mudança cultural, com mais eficiência para toda a estrutura operacional”, diz Lottenberg.

Embora ainda não existam números para certificar a eficácia do médico virtual, algumas experiências internacionais sugerem que o sistema tem funcionado bem. De acordo com Lottenberg, houve, em Israel, um exemplo de redução de 70% na procura por pediatras em pronto-socorro após a implementação da consulta remota. “Muitos pacientes buscam um médico em pronto-atendimento por falta de outras opções. É exatamente nisso que vamos trabalhar, ao oferecer aos clientes mais uma opção de consulta ou de retorno.”

Da Redação, com informações do Estado de Minas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *