Últimas Postagens

Reforma tributária prevê implementação de novo imposto seletivo

Da Redação

Apelidado de “Imposto do pecado”, pois deve afetar itens como, bebidas alcoólicas, cigarros e pesticidas,o novo tributo seletivo estabelece uma alíquota maior que a padrão para bens e serviços que sejam prejudicais à saúde e ao meio ambiente.

Segundo especialistas a ausência de detalhes abre margem para discussões sobre quais produtos são enquadrados nos critérios do texto e como a lista de produtos pode espalhar efeitos pela cadeia econômica.

A lista final de produtos que serão taxados — e a alíquota que vai incidir sobre eles — ainda permanecerá pendente de detalhamento por algum tempo, pois depende de lei complementar que será redigida após a aprovação do texto base da reforma tributária.

“Caberá à lei ordinária instituir e regulamentar o imposto seletivo. É nesse momento que se discutirá, por exemplo, sobre quais bens ou serviços prejudiciais ele incidirá. Ressalta-se que a finalidade desse imposto é regulatória, não arrecadatória”, disse o ministério em nota, acrescentando que a elaboração desse projeto de lei será feita “por meio de amplo diálogo com a sociedade”.

Fonte: G1

Latest Posts

Não perca