Últimas Postagens

Seminário realizado em Brasília busca soluções para combater a evasão escolar no ensino médio

Da Redação

Para apresentar um abrangente estudo com um amplo quadro sobre a educação básica no Brasil, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) realizaram, na quarta-feira (4) em Brasília, o “Seminário Internacional Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio – Desafios e Oportunidades”.  O evento recebeu o apoio do Conselho Nacional do SESI (CNSESI), prestigiado com a presença do superintendente-executivo, Wagner Pinheiro, e da gerente de planejamento gestão e fiscalização, Fanie Ofugi.

O evento contou com especialistas da área, que compartilharam suas experiências como gestores e técnicos. O presidente da Federação das Indústria do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio, denominou o fenômeno da evasão como uma “mazela”, classificando o problema como “um escândalo” que aprofunda a divisão social do Brasil.

O superintendente-executivo do CNSESI analisou os números e entendeu a dimensão dos desafios. Wagner Pinheiro afirmou que essa iniciativa da FirjanSESI e PNUD deve ser celebrada, em virtude da importância do estudo na formulação de estratégias para enfrentamento.

O relatório apresentado durante o seminário traça um diagnóstico da evolução do abandono escolar e evasão no ensino médio ao longo dos anos. O mesmo estudo mostra o impacto negativo nas famílias causado pelo fenômeno do abandono da escola, indo além disso.

A professora Andrea Marinho, especialista em planejamento estratégico em educação e coordenadora do projeto pela Firjan, enfatizou que o estudo tem como objetivo municiar gestores de informações e conteúdo para combater a evasão de jovens do ensino médio.  Andrea defende que a intervenção deve ser intensa: “A literatura econômica mostra que o nível de qualificação ou de educação de um povo é diretamente correlacionado ao desenvolvimento de um país”.

O diretor de Políticas e diretrizes da educação integral básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, professor Alexsandro do Nascimento Santos, fez um resgate histórico do ensino médio no Brasil, enfatizando a intervenção que ocorreu em 2006, quando essa etapa educacional recebeu atenção especial do Governo Federal.

O professor lembrou que naquela ocasião as matrículas do ensino médio nas escolas públicas foram triplicadas a partir daquele ano, considerando a média em 20 anos. Sobre os desafios para melhorar o ensino médio e superar os problemas estruturais físicos e pedagógicos, explicou que as propostas de solução devem considerar os diversos aspectos sociais que existem no Brasil.

Um compilado de experiências exitosas de redução da evasão escolar ajuda a compor o amplo diagnóstico da situação nacional. Os especialistas também criaram cadernos temáticos, que são guias para implementação de ações, lançados durante o seminário e apresentados pelo PhD em economia, pesquisador do PNUD, Victor Pereira. A apresentação ocorreu no painel “Políticas de Combate à Evasão Escolar”.

No painel “Experiências Inovadoras de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio”, foram apresentadas experiências nacionais e internacionais identificadas no repositório de boas práticas, um compilado de vivências positivas no ambiente pedagógico. O cases podem servir de referências para a elaboração e implementação de políticas de combate à evasão escolar.

Especialistas e gestores comprovaram que é possível reduzir a evasão e as desigualdades educacionais no Brasil e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, com programas baseados em dados e experiências empíricas. Com a realização desse seminário e a divulgação das experiências bem-sucedidas, desvenda-se um horizonte de propostas concretas para enfrentar a evasão escolar no Ensino Médio no Brasil.

Fonte: Conselho Nacional SESI

Latest Posts

Não perca